terça-feira, 29 de setembro de 2015

Build-OFF com o GunplavsDoll - Reborns

Eu, logo eu, um modelista iniciante e sem experiência resolvi topar um dos meus desafios mais épicos!

Um build-off "contra" o louvável GunplavsDoll, o nosso Ghostofzeon Brasileiro!

E o desafio será um Reborns Gundam HG 1/144!



Não conhece? É mais provável você conhecê-lo do que conhecer esse blog mas, se por alguma estranha razão esse for o caso segue o link do blog dele:
http://gunplavsdoll.blogspot.com.br/

Que na minha opinião é fraquinho (Hahahahahaha, até parece) e o link, agora sim especial, do canal dele no Youtube:
https://www.youtube.com/user/gunplavsdoll

Pessoal, o canal dele no youtube é fantástico! Muitas dicas! Muitos trabalhos lindos e muitas técnicas do Ghostofzeon reproduzidas em português! E fiquem tranquilos, ele não é aquele cara que fica de bla bla bla. Ele é direto, com a reprodução rápida do vídeo e os detalhes por escrito. Recomendo muito, muito mesmo.

E eu fico falando que ele é o Ghostofzeon brasileiro pq tem um canal no Youtube com esse mesmo nome, mas com informações em inglês, vale a pena conferir. Segue o Link:

https://www.youtube.com/user/TheGhostofZeon

Muito bem.

Ao kit em si, não vou ficar de bla bla bla. O Dalong tem toda informação sobre o kit que qualquer modelista desejar: Quem quiser conferir:

http://www.dalong.net/review/00/0h53/0h53_p.htm

Só me resta falar meus planos. Acho o Reborns lindo, mas finjo que o modo Cannon dele não existe. A transformação é ridícula, bem como o suit em si.
"Ah mas tem o 1.5". Sim, tem, mas ele tá difícil pra caramba de encontrar e eu consegui esse reborns num preço muito bacana com um amigo. Então a decisão foi simples: Fazer o Reborns nas cores do 1.5.



Mas esse objetivo pode ganhar ramificações no Hobby. Eu só respondi a primeira pergunta. Depois seria na maneira de reproduzir essas cores: Foscas ou Brilhantes? Metálicas ou opacas? Com Shading ou sem shading? Vai ter Wheathering?.

Apesar de tudo, sou um modelista preguiçoso. Queria usar armas diferentes ao do GvD, mas a verdade é que os trabalhos dele são efetivos e bonitos, então ao invés de encarar eu passei a querer imitar. Então decidi reproduzir as cores do 1,5 metálicas. Isso me poupa o Shading. Wheathering não vou fazer porque não tenho técnica.

Eu até pensei em mesclar cores metálicas com cores sólidas, usando shading nas sólidas. Mas eu tenho esse mesmo plano para um outro projeto, que falarei em outra oportunidade e como eu estou numa fase de testas técnicas, pois ainda não encontrei aquela que me agrada mais, então vou aproveitar essa oportunidade pro kit metálico, muito conhecido como "Titanium Finish".

Decidido isso, agora é partir pro trabalho!

Eu comprei o kit montado de um amigo, então tirei umas fotos, até pra ter aquele "antes":



Depois foi desmontar e começar a limpar e lixar:


E depois de um banho com água e detergente neutro, deixei secando, e aproveitei para testar a tal da Nail Polish (pintura com esmalte de unha), já pensando nas futuras cores do Reborns.

Essa técnica é fantástica! As cores de esmalte de unha são muito bonitas e a variedade é enorme! E o melhor: os preços! É possível encontrar esmaltes com cores interessantes por R$ 2,00! É possível usar a base de unha como primer e o "superbrilho" como verniz brilhante!
O problema é: Como diluir. No tutorial do Ghostofzeon (que o GD cita no vídeo dele) ele utiliza solvente para laca e eu, particularmente, tenho dificuldade de encontrar esse solvente no Brasil. Ele também costuma ser carinho (ao menos os da Mr. Hobby, que são meus favoritos).

Então testei a primeira colher com a tinta laca.
Não passei primer e nem base preta, apliquei diretamente na colher branca. A aplicação é bem demorada, porque o esmalte só tem aquela cor forte quando está muito viscoso. Ao diluir ele é quase uma tinta transparente e exige muitas demãos até pegar a cor. É importante aplicar a técnica para pinturas Metálicas ou candy do Gunpla Fixation (você pode conferir o vídeo aqui) que consiste em:
1 - Deixar seu compressor numa pressão de trabalho baixa (entre 10~15psi);
2 - Aplicar a primeira camada de leve, vc vai apenas "empoeirar" a peça com a tinta, puxando bem pouco o gatilho e preenchendo a peça inteira;
3 - Enquanto você aplica a tinta, é importante que aplique na horizontal e depois na vertical (ao invés de ficar rodando o aerógrafo pela peça), em todos os ângulos para uma aplicação uniforme;
4 - Puxe o gatilho de aplicação antes de mirar o aerógrafo na peça e só solte depois que tiver atravessado a peça.
5 - As últimas camadas você pode puxar mais o gatilho e fazer uma aplicação "molhada" (com o aerógrafo próximo da peça, mas com movimento para que a tinta não acumule e espalhe).
*Uma observação minha dessa técnica é que a própria "poeira de tinta" do início serve como uma espécie de "primer" para a aplicação final. A tinta parece fixar bem melhor e ter uma maior dificuldade de espalhar depois de ter feito isso. Como eu sei? Porquê eu sou agoniado e tentei fazer a aplicação o mais rápido possível. A primeira peça até pegou a cor, mas ficou meio fosqueada:



Depois, reapliquei com mais mais calma e numa cor diferente. Ah sim! Naquela "murrinhagem" do Thinner da Mr. Hobby, perguntei uma amiga o que ela usa para "amolecer" o esmalte quando ele fica "duro" e velho. Ela me falou "Óleo de banana". E lá fui eu atrás do tal óleo. Um frasco grande era R$ 3,00 e ainda vinha com um bico em forma de conta-gotas. Diluí o esmalte com a o óleo de banana usando a técnica geral (até a tinta ficar com consistência de leite) e reapliquei a tinta, dessa vez com mais calma:


Depois de ver essa colher, esse resultado, só consigo pensar "É melhor caprichar GD!" Hahahaha.

Espero ter contribuído com a "Nail Polish", nunca tinha visto ninguém comentar sobre o óleo de banana e o melhor: Quem tiver aerógrafo agora tem uma opção barata e fácil para uma pintura brilhante! Lembrando que a tinta esmalte é bem resistente (embora, diferente do GD e do Ghost of zeon, eu tenha conseguido arranhá-la, conforme se verifica na primeira colher).

E vamos que vamos! Está progredindo devagar, mas está progredindo!

4 comentários:

  1. caraca ! puxou o saco até o chão nesse post ein.
    vlw pelos elogios, pode deixar que não vou pegar leve, o meu vai ser perolado.
    thinner laca vc encontra em loja de tinta que venda tinta laca automotiva, é baratinho, uns 15 reais o litro.

    ResponderExcluir
  2. Aê! Muito bacana! Legal ver dois artistas "duelando"!

    Já testei, nos primórdios do modelismo, usar esmalte de unhas, mas não enveredei neste caminho... Realmente, olhando a quantidade de tintas que minha esposa e irmã possuem, permitem uma imensa variedade de cores, e são muito bonitas!

    Arrochem aí!

    ResponderExcluir
  3. GD, eu não puxo saco, apenas descrevo a realidade!

    E valeu pela dica do laca, vou procurar.


    Aeeee Crys, faz o teste, vale a pena!

    E vamo que vamo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até hoje só usei thinner de loja de tinta, nunca usei thinner da gaia ou coisa parecida.
      e até hoja, por acaso, só usei 2 mascas de thinner, a natrielli e sherwin williams.
      no reborns vou usar um pouco de esmalte de unha, vou usar o prata holografico.

      Excluir