segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O vício em GUNPLAS


Não são muitas. Mas são suficientes para o ano inteiro.


Navegando no Facebook, está cada vez mais comum a formação de backlogs, basicamente, a quantidade de kits pendentes. Nos comentários, é comum o "comprei meu primeiro kit no início do ano, agora já são mais de 20", ou até mesmo uma foto com várias caixas de kits (não apenas gunplas) e o reconhecimento do autor: "Gunpla addiction" (vício em gundam). E o que temos com isso?




Este post é um alerta aos novos Gunplistas (que acho que vira e mexe vem parar por aqui por causa das minhas dicas) que podem acabar se deixando levar pelos sonhos.

Sonhos? Sim, sonhos. Uma coisa interessante de notar é que a maioria de colecionadores de kits de mechas são homens. Homem é visionário. Nós temos uma estranha e interessante mania de ver algo no presente e pensar na transformação dele no futuro.

Em kits de montar, isso é fascinante porquê toda vez que olhamos para ele, vislumbramos o que ele poderia ser. Nos empolgamos com a idéia e ficamos agoniados para garantir o nosso lugar ao céu. Literalmente, pois você compra o Kit pensando num futuro distante, talvez até improvável.

Por mais que você não tenha criatividade para tanto, inspiração não falta. Basta jogar "Gunpla" no google imagens para ver vários trabalhos inspiradores. Se você tem amigos colecionadores talentosos no facebook, cedo ou tarde as publicações deles vão te atiçar.

Parece uma causa simples de autocontrole, mas considerando o bombardeio de informações e a quantidade de pessoas que vem adquirindo o vício, parece não ser tão simples assim.

Montar gunplas é comprovadamente relaxante, desestressante, porque isso, como qualquer outra atividade do tipo, exige concentração, cuidado, foco e toma um certo tempo. Muita gente acaba ficando viciada na montagem do kit, sem se preocupar com outras coisas. Dessas pessoas elas tem uma vantagem: Elas, pelo menos, aproveitam quase que imediatamente o produto que consumiram. Dificilmente elas consumem muito a ponto de comprometer outras coisas. Até porque, no sentido amplo, kits são baratos.

"Ah mas muita gente no facebook é gringo e desenvolve backlogs, reclamando do preço ainda". É verdade, canso de ver pessoas de países bem desenvolvidos no Facebook reclamando de preço de kits. Isso porquê, nos Estados Unidos por exemplo, o salário mínimo seria de US$7,25 por hora de trabalho, segundo o Wikipedia. Se multiplicarmos por 8h e depois por 30 (média de dias num mês) temos US$ 1740,00. Bem maior que nosso Salário mínimo de R$ 755,00. Então só pelo salário, um gunpla é mais caro para nós do que para um americano (e certamente, outros estados). Além disso, não é um produto importado por empresas Brasileiras, o que nos deixa reféns da importação, que pode ser bem cara para o consumidor tendo em vista os 60% do imposto de importação sobre o total da remessa. Isso sem contar IOF e as taxas de conversão absurdas de nossos bancos. Moral da história, é um Hobby caríssimo, e olha que ele é, "dos males, o menor".

Então, mesmo quem apenas monta kits, já paga caro. Mas Gunplas vão além, em tese, eles não foram feitos só pra montar, é quase obrigatório fazer algo a mais. Desde um detalhamento simples até customizações complexas. Afinal, essa é a graça dos kits: a possibilidade. A mesma possibilidade que visualizamos e ficamos desejosos do produto.

Pois essa mesma possibilidade, nos faz consumir outros materiais. Diversos outros. Tintas, decalques, pincéis, ferramentas, peças de customização....Quando você ver, seu HG que custa, em média, R$ 100,00 já vai estar causando um prejuízo de uns R$100,00 adicionais só de material.

E aí vem o lado mais venenoso do "Backlog" que não é apenas ter uma imensa quantidade de kits por montar, mas também a quantidade de materiais para aplicar nos kits que pode estar estocada e, somado a isso, o peso da obrigação de ter que fazer algo incrível, principalmente depois do prejuízo e o hobby que era pra ser prazeroso pode se tornar um grande peso na consciência.

Insisto nisso, porque é algo que fazemos sem se dar conta. Nossa cabeça passa a viver mais no futuro do que no presente e quando nos damos por si, uma parede está entupida de caixas, outro lado está com várias caixas de sapato, lotadas de tintas que estão cada vez mais duras e difíceis de usar, materiais complexos, etc e o peso disso pode tirar toda sua diversão no hobby.

As férias estão chegando, feriados também, teremos tempo para curtir nosso hobby, mas lembrem-se: apreciem com moderação.

10 comentários:

  1. Pareceu meio que um desabafo, meio informativo, mas é bom por aí mesmo! No início é realemente aquela tara de ter dezenas de kits (e isso é ótimo), mas com o "amadurecimento" (e o dólar nas alturas), você percebe que MENOS é MAIS... ou não... Mas passa a dar maior valor e importância à montagem, ao preparo de cada peça, passa a gastar semanas num mesmo kit... Mesmo sendo um HG... Pelo menos é o que acontece comigo.

    E a parte de ser um sonhador, putz, foi direto na ferida... Sonho desde os 17 anos... Quase metade da vida...

    ResponderExcluir
  2. posso discordar um pouco ?
    R$100 de material em um gunpla ? acho que eu gasto uns 20 ou menos de material.
    um hobby caro ? não acho, mais barato que comprar jogos ou ir no cinema, principalmente por customizar os gunplas, que leva muito mais tempo que apenas montar um kit..
    vc não tem que fazer algo incrivel, um modelo que vc montou hoje, vc pode refaze-lo daqui uns 5 anos quando suas habilidades estiverem melhores, eu já refiz o meu sinanju e tem outros na fila de refazer, que abaixa ainda mais o custo do hobby.
    o backlog, no meu caso, eu aproveitei os anos de dolar baixo e me preparei para os anos de dolar alto, já faz mais de um ano que não compro nada.
    eu prefiro ter 8 gunplas bem montados e pintados que 80 feitos na presa.
    odeio fotos de prateleiras lotadas de gunplas, todos enfileirados, não dá pra ver onde começa um e termina o outro, aqui eu deixo 1 palmo entre os gunplas, paara poder apreciar cada um.

    ResponderExcluir
  3. Esse GD é moral mesmo...

    Bem, dá pra se virar com alguns materiais mais simples, mas materiais bons mesmo e de marcas conhecidas gastasse mais... Ainda mais com esses valores absurdos do dólar e a safada da receita caindo matando em cima... Por mais que a gente consiga itens baratos, e dá pra conseguir, mas ainda somos muito carentes em materiais diversificados para nosso hobby...

    Eu curto ver uma estante com os kits! Acho ruim tê-los dentro do armário, sem tem espaço ou evitando poeira... E concordo contigo em parte GD quando você fala sobre reformar os kits: Tenho alguns antigos que quero e precisam ser reformados, mas por outro lado ´e interessante ter trabalhos antigos para poder comparar e medir sua própria evolução como modelista...

    ResponderExcluir
  4. concordo que somos refens do dolar, das importações, da receita ( um trabalho extra para recorrer), dos correios e dos vendedores aqui no brasil que cobram caro para kct.
    os 20 de material é usando coisas de marca, tinta gaia, verniz alclad, esses itens vc não usa em um kit só, dilui-se em varios kits.
    mas como modelistas em um pais phodido, temos que ter outras opções, tipo esmalte de unha, verniz gato preto, thinner automotivo, tem um cara que fez efeito candy com verniz vitral.
    eu chego ao cumulo de fazer as ferramentas, o spraybooth, a serrinha. preciso pensar em algum scriber decente, 50 contos num olfa não rola.

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha, eu concordo com ambos, mas existem "questões de ordem"
    Concordo com o Crys, o GD é moral mesmo. Mas pela personalidade dele, ele não é afetado por esses problemas "comuns". Achei engraçado uma vez no fórum que...não lembro quem, acho que era o Gui, foi xoramingar da falta de tempo pra montar e o Gdoll respondeu seco "Quem quer, faz". Eu lembro que na época fiquei meio sem graça pq eu meio que fazia as palavras do Gui as minhas e isso foi um tapa na minha cara tbm. Mas é um tapa de realidade. O mundo hoje está muito Mimimi e poucas pessoas tem uma atitude como a do GDoll. Não apenas pelos seus trabalhos, mas tbm por sua postura eu o admiro GDoll.

    Mas, para pessoas mundanas, isso são vários problemas. Como vc disse, mesmo usando alclad, mr hobby, gaia e etc, o valor delas é "diluído" pela quantidade de kits. Mas, proporcionalmente a isso, um kit pode usar muitas coisas (5 das básicas, mais primer e verniz, se vc for fazer algum metálico, adiciona o metálico e o preto brilhante), além do inevitável gasto com ferramentas que, por mais que seja uma vez, tem que ser gasto. A opção seria a busca por materiais mais acessíveis, o que é absurdamente difícil para a maioria. Para piorar, quando buscamos informações em sites de gunplas sobre materiais para customização, somos bombardeados com essas marcas. Leva tempo e prática para compreendermos determinados tipos de materiais e, finalmente, procurarmos opções mais acessíveis.

    Eu sou burrão, gosto de citar o polimento. Eu nem sabia que era possível polir kits. Ficava vendo vídeos do plamo tsukurou e tentando desvendar que "porra era aquela que eles estavam usando" e fazia isso navegando na parte de "Suplies" da HLJ. Lá eu vi o tal do Tamiya Compound (o polishing ainda não fazia sentido na minha cabeça). Importei. Nem foi caro, mas levou aquele tempãããão pra chegar. Quando apliquei e dividi com os outros, aí veio o óbvio: Tentar cera de polir automotiva. É claro que funcionou. Mas eu nunca saberia disso se não importasse (e talvez se não tivesse alguém pra dar a idéia, ia ficar achando que era exclusividade deles).

    Existe o efeito inverso tbm. Logo no início tentei pintar com acrilex para artesanato fosca. O resultado não tinha ficado ruim, mas na época, eu achava uma merda (e achava que era culpa da tinta, pq não era igual aos vídeos do plamo tsukurou). Era adolescente, mal tinha dinheiro pra lanchar, mas fui numa loja de hobby e comprei a mais barata que tinha lá: Hobby cores, que também não é ruim, mas na época, achei a mesma coisa da acrilex. Só consegui reconhecer essas tintas depois de usar uma Tamiya e uma Mr. Hobby acrílicas. Claro, a tamiya e a mr. hobby tem detalhes "mais confortáveis", mas não diferencia muito.

    Enfim, e por aí vai.

    E sobre estocar, achei interessante o que você fez GDoll mas, de novo, sua postura é diferente. Eu fazia a mesma coisa não só com kits, mas com materiais tbm. Pq é uma merda vc estar envolvido no trabalho, precisar de algo ou ter alguma idéia e ter que importar. Até o negócio chegar...
    Aí eu concordo que devemos ter um estoque. O problema é: vc faz um backlog de exagerado de 30 kits. Pretende fazer repaint em todos eles, colocar decalques específicos, uns vc quer colocar umas pla plates, e aí quando vc vê....
    tá que nem o bundão aqui.

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Esse post até ia ser um desabafo de como eu comprei tanta coisa querendo fazer coisa foda e no fim...não consegui fazer nada, mas achei que seria mais legal só falar sobre o vício de gunpla e não me declarar vítima dele.

    hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Aliás, gostaria de elogiar a iniciativa do GDoll no canal do youtube dele, ensinando como se virar nessa selva.

    Parabéns mais uma vez.

    Crys, tamo ficando pra trás hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vcs podem fazer um canal tb, afinal, "quem quer, faz" kkk
      assim, seco, sem firulas.

      Excluir
  7. primeiro, o "quem quer, faz" não foi seco, eu fiz uma firula antes, e o crys deu uma polida depois kkk.
    não era o gui não, era um cara que falou que queria montar gunpla "mas era coisa de quem tem dinheiro", pô, arranjar desculpa é a coisa mais facil do mundo, meter a mão na massa exige esforço, quando vc toma a postura na vida de não reclamar, pq não resolve nada mesmo, só te resta por a mão na massa e resolver.
    eu tb assisto o plamo tsukurou, c tiver algum problema de entendimento em algum episodio, me avisa, quem sabe eu entendi.
    já que vc tem o compound, vi no plamo tsukurou, nos episodios de carros e motos, que eles, depois do verniz brilhante, lixam com a lixa 2000 e dão o polimento com o compound e fica mais brilhante, a cera nacional tb faz isso ?
    tem nesse video (https://www.youtube.com/watch?v=tAM07uiTBjQ), do gunpla fixation, ele remove uma tinta que vazou do mascaramento com compound, testa pra gente se a cera faz isso tb.
    eu estoco tinta tb, tb não gosto de ficar esperando as coisas chegar com a ideia na cabeça. v o canal do kakacraft, o cara faz milagre com tinta nacional.
    quando eu comprei o aero, comecei a pintar com a gaia, por ela vir 15 ml em vez de 10 das outras, nem sabia o que era tinta laca na epoca, tb comecei com tinta automotiva, que uso até hoje.
    c vc comprou coisa d mais e não vai usar, vende, troca eu aceito presentes tb kkk
    outra coisa bizara que eu faço é ficar 1 mes curtindo o modelo terminado, nunca emendo um projeto no outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puta merda! Você não emenda um projeto no outro e ainda é um dos modelistas mais ágeis que conheço! Hahahahaha!

      Sobre o Plamo tsukurou, eu vou fazer a lista certinho.

      O compound tem mil e uma utilidades, mas acho que a "escrotice" dele ficou bem nítida no episódio do Dunbine Leprechaum do plamo tsukurou, que o cara fica polindo a peça clear até ela parecer uma esmeralda, mas ele fez sem envernizar. Existem sim trabalhos que eles fazem o polimento depois do verniz brilhante para
      1- aumentar o brilho (pessoalmente, acho desnecessário);
      2- Remover alguma sujeirinha que caiu na pintura.

      Eu já fiz o teste de aplicar sobre a superfìcie pintada. Ela fica sim mais uniforme e mais lisa. Mas, não é essa coisa toda não, achei dispensável.
      Ah sim, o compound no japão tem várias granulações e vc tem que aplicar um por um, não adianta pular pro último, o que é um saco! Mas compensa! Aí vem a boa notícia do nacional: Ele meio que equivale ao Super Fine e eu apliquei "direto". Quando fiz o teste fiquei impressionado. Ah sim, por alguma razão eu não consegui fazer isso numa base china que comprei...então não sei se vai funcionar perfeitamente com kits china's. Outra coisa, tem que ser a cera automotiva. A massa de polir não prestou não, ao menos não comigo.

      Quando você aplica o compound numa superfície pintada, vc vê que vai saindo um pouquinho da tinta no tecido o algodão, então ele tira sim borrões de tinta, e ele tira bem devagar. Se vc fizer com paciência é bem provável que vc consiga mantes a pintura original "intacta" e polida ainda.

      Eu vou ver se faço um vídeo reproduzindo os poucos testes que fiz.

      E vamo lá, pq "quem quer, faz"!

      Hahahaha!

      Excluir
  8. que marca de cera automotiva vc usa ? 3M ?
    a primeira vez que eu pintei com tinta automotiva, eu tentei polir com um pano seco, e a tinta foi saindo aos poucos e não vi nenhuma melhora, mas melhorei bastante a tecnica de pintura para ela ficar bem brilhante, tem que ficar uma camada de tinta mais grossa sobre a peça, para a tinta se auto nivelar.
    eu vi o episódio que o cara poliu o robo inseto, eu uso uma lixa bem velha para polir, ela meio que tem a textura da pele.
    faz um canal tb.

    ResponderExcluir